quarta-feira, 4 de abril de 2012, às 15:02h.
Foram apresentadas aos participantes do encontro em Florianópolis informações sobre o Sistema de Ouvidoria e Acesso à Informação, relacionadas à transparência da gestão
Para promover a transparência e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública, a Controladoria-Geral da União promove em todo o Brasil, desde julho do ano passado, encontros estaduais que servirão de base para 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social (Consocial), a ser realizada em maio. Em Santa Catarina, a etapa estadual ocorreu entre os dias 2 e 4 de abril, em Florianópolis.
Nesta quarta-feira (4), as Secretarias da Fazenda e da Administração de Santa Catarina apresentaram aos participantes da Consocial o Sistema de Ouvidoria e Acesso à Informação, ações relacionadas à transparência da gestão, eficiência e qualificação dos gastos do Estado.
O diretor de Contabilidade Geral da Secretaria da Fazenda, Adriano de Souza Pereira, discorreu sobre as ações realizadas pelo Poder Executivo para fortalecer a transparência da Gestão Pública, com destaque para o Portal de Transparência do Governo , que será reformulado até o fim do mês de abril para oferecer informações mais detalhadas e linguagem mais acessível ao cidadão.
O auditor interno Jaime Klein, da Diretoria de Auditoria Geral, apresentou as ações realizadas para qualificar os gastos públicos, de modo a combater desperdícios e melhorar a gestão dos recursos. O ouvidor geral do Estado, coronel Dejair Vicente Pinto, também participou do evento e detalhou a abrangência e os meios disponíveis para o cidadão manter contato com o Governo do Estado pelo Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo.
O resultado da Consocial realizada em Santa Catarina será enviado à Comissão Organizadora Nacional e fará parte do Caderno de Propostas Nacional. O material subsidiará o debate na etapa nacional que ocorre entre os dias 18 e 20 de maio deste ano, em Brasília.