Pular para conteúdo principal

quinta-feira, 8 de novembro de 2012, às 13:19h.

Trabalho foi desenvolvido por servidores da Diretoria de Planejamento Orçamentário (DIOR) da SEF em parceria com servidor do Estado de Goiás

A Diretoria de Planejamento Orçamentário da Secretaria da Fazenda, por meio da Gerência de Avaliação do Plano Plurianual (PPA), apresentou artigo sobre o processo de monitoramento e avaliação do PPA no Fórum Fiscal dos Estados 2012, realizado em Brasília na quarta-feira (7) pelo Programa de Estudos da Escola de Administração Fazendária (ESAF).

O artigo “Monitoramento e Avaliação dos Resultados nos Programas Governamentais Delineados no PPA” apresenta o Módulo de Acompanhamento Físico Financeiro, ferramenta que será utilizada no Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal (Sigef) e tem a função de reunir informações sobre a execução das ações que compõem os programas do Governo do Estado, previstas no Plano Plurianual. O PPA é elaborado pelo governo com ações a serem realizadas nos quatro anos seguintes.

“Com o módulo, podemos fazer um acompanhamento do que o Estado planejou, o que executou, o que não executou e o porquê”, explica o gerente de avaliação do PPA da DIOR, Guilherme Kraus dos Santos, um dos autores do artigo. De acordo com ele, o sistema ainda está na versão piloto, em fase de recolhimento de dados, e deve começar a ser utilizado somente no ano que vem.

Elaborado por Santos, junto ao assessor da DIOR, Vitório Manoel Varaschin, e o servidor da Secretaria da Fazenda de Goiás, Nylo Sérgio José Nogueira Júnior, o artigo foi apresentado dentro do núcleo de estudos Qualidade do Gasto Público , proposto pela ESAF para a edição 2012 do Fórum Fiscal. Já aprovado, o trabalho será publicado nos anais da ESAF em 2013.

O Programa de Estudos da Escola de Administração Fazendária surgiu em 2005 com o objetivo de promover, realizar e divulgar estudos sobre temas ligados às finanças públicas relevantes para o fortalecimento das relações federativas no Brasil.