Pular para conteúdo principal

segunda-feira, 16 de setembro de 2013, às 13:00h.

Unidade da Ceska Zbrojovka será instalada em Pomerode e deve começar a produzir no início de 2014

A Ceska Zbrojovka (CZ), fabricante de armas da República Checa, vai instalar uma unidade em Pomerode. O anúncio oficial foi feito na última sexta-feira, 13, pelo presidente da empresa Rafael Thales de Freitas ao governador Raimundo Colombo. O perfil econômico do Estado foi decisivo para a escolha da CZ. “Santa Catarina é um polo metalmecânico e tem mão de obra qualificada para trabalhar  com alta tecnologia, uma exigência para o desenvolvimento dos nossos produtos”, observa o diretor Jefferson Santos Ribeiro.

"Nós vamos ganhar muito em tecnologia. Essa é uma empresa líder na Europa e todas as forças de seguranças querem essa tecnologia. Depois de dois anos e meio de tratativas, nós assinamos o protocolo e a empresa já começa a produzir no início do ano que vem. Isso é desenvolvimento, e nós ficamos felizes em criar os mecanismos necessários para receber mais essa empresa em Santa Catarina”, disse o governador Raimundo Colombo.

A CZ vai fabricar pistolas de três calibres: .380 (usadas por civis), 9mm (exclusiva das forças armadas) e .40 ( forças auxiliares - PM e PC, por exemplo). “Além de incrementar a economia, temos que considerar a transferência de tecnologia. Só para se ter uma ideia do que isso representa a CZ já investiu 8 milhões de euros em pesquisa e desenvolvimentos de armas que serão fabricadas aqui”, disse o diretor Jefferson Santos.

O investimento na unidade de Pomerode será de R$ 23 milhões e serão gerados cerca de 80 empregos diretos e 30 indiretos na primeira fase da instalação da planta. A previsão é entrar em operação em março de 2014.

As negociações para a instalação da primeira unidade brasileira da gigante de armas Checa começou em 2011, quando o grupo veio conhecer o Estado. Desde então algumas medidas estratégicas foram tomados como, por exemplo, o estabelecimento de parcerias. A Rudolph Usinados, localizada em Timbó, foi selecionada para trabalhar em linha com a CZ. Isso significa transferência de tecnologia e treinamento de mão de obra especializada. No primeiro ano, a empresa vai fabricar 70% das peças e importar 30%. De acordo com a legislação que regula o setor de defesa, as empresas têm cinco anos para ter 100% de sua produção nacionalizada.

CZ Pomerode em números

Investimento – R$ 23 milhões
Empregos 110 (diretos e indiretos)
Produção anual 2014 – 48 mil unidades
Produção anual em 2015 – 96 mil unidades
Investimento da CZ em P&D (Pesquisa e desenvolvimento) – 8 milhões de Euros.
Área total da empresa: 56 mil metros quadrados
Área construída – 9 mil metros quadrados (1ª fase)

Com informações de Jacqueline Iensen, da Secretaria de Estado de Comunicação