Pular para conteúdo principal

sexta-feira, 10 de junho de 2016, às 19:56h.

Profissionais das diretorias de Contabilidade, Tesouro e Captação de Recursos e Dívida Pública recepcionaram os universitários

Estudantes da 5ª fase de Administração Pública da UDESC/Esag estiveram na manhã desta sexta-feira (10) na Secretaria de Estado da Fazenda. O objetivo da visita foi conhecer um pouco sobre o dia a dia de trabalho no Fisco. Acompanharam a programação os gestores das diretorias de Contabilidade (DCOG), Tesouro (DITE) e Captação de Recursos e Dívida Pública (DICD).

Em pouco mais de três horas de conversa, os 24 universitários tiveram a oportunidade de saber um pouco mais sobre alguns dos instrumentos de controle fiscal e social usados na SEF, como o SIGEF (Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal) e o Portal da Transparência. Outro destaque da visita foi a relato da rotina dos profissionais do Tesouro, responsáveis pela elaboração da programação financeira do Estado. Os universitários também demonstraram grande interesse pelos detalhes da renegociação da dívida do Estado com a União. Em pouco mais de uma hora de conversa, o diretor Wanderlei Pereira das Neves (DICD) explicou a conhecida “Tese de Santa Catarina”, ação na qual é questionada a cobrança de juros sobre juros na conta que tem de ser paga pelo Governo do Estado ao Governo Federal.

Para a professora de Contabilidade Pública da UDESC, Gissele Souza Nunes, a visita à SEF é a oportunidade que os universitários têm de sair um pouco da teoria da sala de aula e ter contato com a gestão pública. “Optei pela Fazenda porque conheço o trabalho dos profissionais que aqui estão e sei que Santa Catarina é referência no Brasil em Contabilidade Pública”, explicou a professora, que pelo segundo ano consecutivo traz os alunos à Fazenda.

Além do diretor Wanderlei Pereira das Neves (DICD), acompanharam a visita à SEF o contador Vagner Alonso Pacheco (DCOG), o gerente Luiz Selhort (DITE), os analistas Simone Pereira dos Santos (DITE), Jeferson Luiz Bittencourt (DITE) e Daniel Neves Damiani (DITE).

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina