quinta-feira, 10 de abril de 2014, às 14:21h.

R$ 3 milhões são recursos do Fundam que vão possibilitar a pavimentação e recuperação de vias em Sombrio

O governador Raimundo Colombo visitou os municípios de Santa Rosa do Sul e Sombrio, no Sul do Estado, nesta quinta-feira, 10. Colombo conversou com os prefeitos, vereadores e lideranças sobre as necessidades e as reivindicações de cada local. Para Santa Rosa do Sul, foram liberados R$ 2 milhões. Em Sombrio, foi anunciado o repasse total de R$ 8 milhões, incluindo recursos do Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam).

“É um dever de todo governante visitar os municípios para conhecer de perto as necessidades para o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida da população. Percebo que as pessoas não pedem obras grandiosas. Elas querem ações que façam a diferença no local onde vivem. E é isso que buscamos a cada dia”, explicou Colombo.

Em Santa Rosa do Sul, foi autorizado o convênio para a licitação de dois quilômetros de pavimentação de acesso ao Instituto Federal Catarinense. Serão aplicados, pelo Governo do Estado, cerca de R$ 2 milhões na obra, sem a necessidade de contrapartida do município.  A escola conta, atualmente, com 700 alunos. O Instituto, também conhecido como Escola Agrotécnica, fica 13 quilômetros de distância do centro de Santa Rosa do Sul.

Em Sombrio, foram autorizados R$ 8 milhões. Destes R$ 2,4 milhões, do Fundo Social, serão aplicados na abertura de rua e pavimentação da Avenida Nereu Ramos. R$ 600 mil serão para o custeio de manutenção do Hospital Dom Joaquim. Outros R$ 3 milhões são do Fundam e vão possibilitar a pavimentação e recuperação de vias. Mais R$ 2 milhões, proveniente de convênio com a Celesc, são para o cabeamento subterrâneo de energia elétrica e telefonia da Avenida Getúlio Vargas.

“Com estes investimentos, o Governo do Estado se faz presente no Vale do Araranguá, e os municípios do Extremo Sul Catarinense ganham um impulso importante no desenvolvimento da região”, destacou o vice-governador Eduardo Pinho Moreira, que acompanhou a visita no município de Sombrio.

O prefeito de Santa Rosa do Sul, Nelson de Oliveira, agradeceu os recursos autorizados pelo governador. Conforme ele, o curso de Técnico Agrícola do campus é referência no Estado e recebe alunos de todo o país. “Hoje, o acesso é um dos grandes problemas enfrentados. Após a conclusão dos dois quilômetros, faltarão apenas seis quilômetros para a pavimentação total do trecho. E, para isso, já recebemos a sinalização positiva do Governo do Estado”.

Já o prefeito de Sombrio, Zênio Cardozo, disse que recursos serão aplicados em áreas prioritárias. “Nos sentimos engessados para fazer obras. Esse apoio é muito importante para o desenvolvimento local”.

Com informações de Elisabety Borghelotti, da Secretaria de Estado de Comunicação