Pular para conteúdo principal

quinta-feira, 10 de setembro de 2015, às 16:40h.

Representantes da Diretoria de Auditoria Geral do Estado participaram do evento

Os auditores internos Frederico da Luz e Cristiano Socas participam, em Belo Horizonte, do XI Encontro Nacional de Controle Interno, que reúne mais de 650 participantes e especialistas para discutir o combate à corrupção e o fortalecimento da democracia até esta quinta-feira (10). Os servidores catarinenses que trabalham na Diretoria de Auditoria Geral (DIAG), dentro da Secretaria de Estado da Fazenda, compartilham com outros profissionais as experiências com o controle interno do Poder Executivo. O evento é organizado pelo Conselho Nacional do Controle Interno (Conaci).

“Nesse ano os temas do Conaci, além da habitual apresentação de cases de auditoria governamental, tiveram uma relação bastante interessante com à questão do combate a corrupção e o aumento do controle social”, avalia Cristiano, que trabalha como assessor da DIAG. Para ele, incorporar as demandas da sociedade, por meio dos macroprocessos de controle, levará a uma governança voltada para o cidadão. “Assim será possível aumentar os níveis de confiança nas instituições públicas, servindo como instrumento de justiça social”, completou.

A programação segue nesta quinta-feira até às 18 horas. Passam pelas conferências, os temas: o enfrentamento da corrupção; a eficiência da Auditoria Governamental para prevenção de irregularidades e melhoria da gestão; a Lei Anticorrupção e os novos desafios do Controle Interno; e parcerias interinstitucionais como um meio para potencializar a efetividade das ações de controle interno.

Na oportunidade, também, o Conaci promove a sua 16ª Reunião Técnica, nesta sexta-feira (11), com representantes dos Estados e Municípios que fazem parte da instituição. Na pauta, assuntos administrativos e a discussão sobre os encaminhamentos da PEC 45/2009 no Congresso Nacional.

Abertura do evento

A conferência inicial foi ministrada pelo ministro-chefe da Controladoria Geral da União, Valdir Simão, após as boas-vindas do presidente do Conaci, Gustavo Ungaro, nesta quarta-feira (9). Após ressaltar os efeitos danosos da corrupção, como o aumento do custo de ambiente de negócios, a distorção da concorrência, o favorecimento da alocação ineficiente dos recursos públicos, a exclusão dos pobres do acesso aos serviços públicos, a perpetuação da desigualdade social, entre outros, Simão abordou a relação entre a corrupção e a burocracia, que precisa ser combatida, bem como reforçou as funções do controle interno.

Após a palestra do ministro-chefe, o Conaci fez a entrega da comenda “Honra ao Mérito em Controle Interno” a três personalidades que contribuíram para o fortalecimento do setor no país: Valdir Agapito, ex-secretário federal de Controle Interno da CGU; Angela Silvares,  secretária de Governo do Estado do Espírito Santo e ex-presidente do Conaci; e Rosa Tenório, diretora de Fiscalização da Administração Financeira e Orçamentária Municipal do Tribunal de Contas de Alagoas e ex-presidente do Conaci.

Em seguida foi a vez do professor do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais, Fernando Filgueiras, fazer uma explanação sobre o tema “Desafios e Perspectivas do Controle Interno na Luta contra a Corrupção”. Segundo ele, o grande desafio do atual contexto é a interação entre as instituições de controle. Para combater esse cenário, o professor apresentou algumas alternativas, tais como: estabelecer prioridades de ação a partir da coordenação institucional; fortalecer os laços de cooperação entre as instituições, superando a ação autocentrada e referida; criar um sistema de inteligência interinstitucional; estabelecer um marco comum de avaliação de políticas e ações, bem como obras, patrimônio e recursos e, talvez, apoiar um código de administração pública.

Com informações de Jaércio Bento, do Sindiauditoria