sexta-feira, 23 de novembro de 2012, às 15:00h.

Reunião trouxe à pauta temas como a aplicação dos recursos públicos nas áreas de saúde e educação, dívida pública dos Estados e reforma tributária

A Secretaria da Fazenda de Santa Catarina, representada pelas diretorias de Captação de Recursos e Dívida Pública, Contabilidade Geral e Tesouro do Estado, participou da reunião do Gefin (Grupo de Gestores das Finanças Estaduais), realizada entre os dias 22 e 23 de novembro, em Porto Alegre (RS).

Além de avaliar as atividades desenvolvidas pelo grupo no último trimestre, o encontro serviu para discutir a tramitação de projetos como a vinculação de receita às Defensorias Públicas dos Estados, além de valores aplicados na área de Educação, incluindo o piso do magistério, e na área da saúde. Durante as discussões do grupo de trabalho da área de Contabilidade, foi abordada, entre outras questões, a evolução da implantação dos planos de contas e convergências dos Estados.

De acordo com o diretor de Captação de Recursos e Dívida Pública da Secretaria da Fazenda, Wanderlei Pereira das Neves, representante oficial de Santa Catarina nas reuniões do Gefin, na área da Dívida Pública, os gestores demonstraram reconhecer o avanço significativo que a discussão sobre a dívida dos Estados com a União teve nas últimas semanas, especialmente após o Governo Federal sinalizar a possibilidade de revisão dos encargos.

A reunião na capital gaúcha também trouxe à pauta os desafios e tendências da reforma tributária e  a busca pelo constante aprimoramento da qualidade dos gastos públicos e da transparência na gestão pública.

Além do diretor Wanderlei Neves, participaram da reunião o diretor de Contabilidade Geral, Adriano de Souza Pereira e o servidor da Diretoria do Tesouro do Estado, Vagner Pacheco.