quarta-feira, 7 de maio de 2014, às 19:32h.

Dois convênios do Fundo de Apoio aos Municípios garantem R$ 1,4 milhão para a cidade

O governador Raimundo Colombo esteve nesta quarta, 7, em Bom Retiro, na Serra Catarinense, para inaugurar um ginásio de esportes e assinar dois convênios do Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam), programa estadual que está repassando recursos para obras e aquisições de máquinas ou equipamentos nos 295 municípios do Estado. O novo ginásio exigiu R$ 400 mil em investimentos pelo Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte (Fundesporte) e os dois convênios do Fundam vão garantir mais R$ 1,4 milhão para a cidade. O governador também liberou R$ 570 mil em recursos do Fundo Social.

"Bom Retiro é uma cidade que está crescendo bastante e que está desenvolvendo uma atividade nova na cidade, que é a agricultura. Isso ajuda a promover a região, a melhorar a economia e a atrair investimentos privados. Agora nós temos que melhorar a infraestrutura pública e estamos fazendo isso entregando o ginásio e garantindo valores significativos pelo Fundam e pelo Fundo Social. A prefeitura de Bom Retiro vai ter condições de fazer um belo trabalho nesse ano de 2014", destacou Colombo.

Participaram do ato, a secretária de Estado de Desenvolvimento Regional de São Joaquim, Solange Scortegagna Pagani; e o prefeito de Bom Retiro, Albino Gonçalves Padilha; entre outras autoridades.

Localizado no bairro São José, o novo ginásio de esportes tem 700 metros quadrados de área e capacidade para 400 pessoas sentadas. O espaço, batizado Ginásio Vereador Osni Scotti, foi construído com o objetivo de preparar atletas, promover o esporte e oferecer estrutura adequada para realização de competições nacionais. O bairro São José e seu entorno tem uma população de quatro mil pessoas, incluindo 520 alunos da Escola Municipal São José, da qual o ginásio fica próximo. "Esporte é saúde, é uma forma de integração de nossa juventude. Com o esporte, ajudamos a formar bons cidadãos", acrescentou o governador.

A cidade de Bom Retiro também foi beneficiada com dois convênios do Fundam: um no valor de R$ 368,9 mil para compra de veículos para a Secretaria Municipal de Saúde, que serão utilizados para transportes de pacientes na região; e outro no valor de R$ 1,07 milhão para aquisição de equipamentos e de um caminhão para a Secretaria Municipal de Transportes e Obras.

O Fundam, criado pela lei 16.037 e regulamentado pelo decreto 1.621 de 2013, vai destinar mais de R$ 585 milhões para todas as 295 prefeituras catarinenses. O principal critério para a distribuição dos recursos é o número de habitantes de cada cidade. Até agora, o Fundam já beneficiou mais de 50% das cidades do Estado, com convênios que somam mais de R$ 230 milhões.

As prefeituras podem apresentar até dois projetos de investimento em áreas prioritárias como, por exemplo, saúde, educação, infraestrutura e saneamento básico. Os projetos são cadastrados no portal SCTransferências e analisados por uma equipe técnica do Banco Regional de Desenvolvimento ao Extremo Sul (BRDE), contratada pelo Governo do Estado como agente do Fundam. A situação de cada uma das prefeituras catarinenses que apresentaram propostas pode ser acompanhada em tempo real pela internet.

Pelo Fundo Social, a cidade de Bom Retiro foi contemplada com a celebração de quatro convênios: R$ 200 mil para obras de infraestrutura, outros R$ 200 mil para estradas vicinais, R$ 100 mil para construção de uma capela mortuária municipal e R$ 70 mil para instalações de energia elétrica no prédio da creche municipal. "É uma série de ações que contribuem para melhorar a qualidade de vida dos nossos cidadãos", ressaltou a secretária regional Solange Pagani.

*Com informações de Alexandre Lenzi