quarta-feira, 11 de março de 2015, às 13:54h.
Trabalho vem sendo desenvolvido por equipe própria da Diretoria desde meados do ano passado

A Diretoria do Tesouro Estadual (DITE) promoveu nesta quarta-feira (11) a Oficina de Mapeamento e Melhoria de Processos, com o objetivo de melhorar a gestão e a eficiência operacionais. Na oficina, o diretor Franc Correa relatou o trabalho desenvolvido pela equipe própria desde setembro do ano passado, que inclui mapeamento, redesenho e melhoria dos processos críticos da Diretoria. “Nosso foco sempre foi no financeiro, mas, em certo ponto, paramos para pensar no futuro, em compilar as metodologias existentes e registrar o bom trabalho realizado”, explicou o diretor. De acordo com ele, com o advento do concurso mais recente, cujos últimos colegas ingressaram ano passado, essa necessidade cresceu.
A oficina contou com a participação da palestrante Karin Maria Söhnlein, que é coordenadora do Escritório de Processos do Ministério Público de Santa Catarina e especialista em gestão de processos. Karin explanou sobre os benefícios do mapeamento, relatou a própria experiência no MPSC e citou outros casos de sucesso.
O trabalho desenvolvido pela DITE deverá fazer parte de um projeto mais amplo, coordenado pela SEF, que prevê o mapeamento e gestão de processos em âmbito estadual.
Como começou - desde meados de 2014 a DITE montou um grupo de trabalho que desenvolveu diversos estudos visando a elaboração de um planejamento sobre como e quando mapear processos. Um Plano Global de Trabalho foi desenvolvido contemplando objetivos, justificativa, metodologia, etapas do trabalho, produtos a serem entregues e cronograma. Um projeto piloto foi apresentado como marco para o prosseguimento ao mapeamento de todos os processos da diretoria.
O passo seguinte se dará por meio de ações de inserção de conceitos e noções básicas do tema e estímulos motivacionais para a mudança. Após a etapa de mobilização serão estabelecidos os processos críticos a serem mapeados e se elaborará um plano de trabalho para cada processo, e a partir daí se partirá para a execução do mapeamento de cada um dos processos priorizados.
A equipe de Gestão Processos (EGP) é coordenada pelos Analistas Financeiros do Tesouro Jeferson L. Bittencourt, Rafael S. Oliveira e Simone P. Santos.
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina
Aline Cabral Vaz -
avaz@sef.sc.gov.br
(48) 3665-2575
Cléia Schmitz -
cschmitz@sef.sc.gov.br
(48) 3665-2572
Sarah Goulart -
sgoulart@sef.sc.gov.br
(48) 3665-2504
Rosane Felthaus –
rosanef@sef.sc.gov.br
(48) 3665-3506
www.sef.sc.gov.br | facebook.com/fazendasc | youtube.com/sefazsc | twitter.com/fazenda_sc