segunda-feira, 26 de novembro de 2012, às 15:25h.
Encontro reúne em Florianópolis cerca de cem contadores que atuam no Governo do Estado
A Diretoria de Contabilidade Geral (DCOG) da Secretaria da Fazenda realiza entre os dias 26 e 27 de novembro o II Seminário de Avaliação para discutir as ações desenvolvidas na área contábil do Governo do Estado. O encontro ocorre no auditório do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-SC), em Florianópolis, e conta com a presença de cerca de cem contadores do Estado.
De acordo com o diretor de Contabilidade Geral, Adriano de Souza Pereira, o seminário abordou, no primeiro dia, a convergência às normas internacionais de contabilidade aplicada ao setor público; a implantação do sistema de custos do Estado de Santa Catarina; o papel do contador da Fazenda nos órgãos públicos; a conformidade contábil; e a contabilidade como ferramenta de gestão e os novos módulos e controle do Sigef (Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal).
Além de Pereira, participaram da abertura do encontro, na manhã desta segunda-feira (26), o secretário da Fazenda, Nelson Serpa, e o presidente do CRC-SC, Adilson Cordeiro. Na tarde do dia 26, participaram do painel “O Papel dos Contadores nos Órgãos do Governo do Estado” o secretário da Fazenda, Nelson Serpa, o secretário Executivo do Pacto por Santa Catarina, Murilo Flores, o gerente de contabilidade da Secretaria da Educação, Maurício Lobo, além de gerentes da DCOG.
Para o secretário Nelson Serpa, a atuação do contador no serviço público tem evoluído muito nos últimos anos. “Hoje, o contador não apenas cumpre o seu papel formal de contabilizar os recursos públicos. Ele vai além, subsidiando os gestores públicos com produção de informações estratégicas”, avalia. Outro destaque positivo, na avaliação do secretário, foi o modelo adotado por Santa Catarina de distribuir os técnicos da área, todos servidores da Fazenda, nas demais secretarias e órgãos do Governo do Estado, para que a atuação e controle interno fossem ainda mais disseminados.
Nesta terça-feira (27), o encontro segue com a seguinte programação ao longo do dia: programação e execução financeira do Tesouro do Estado; decreto de encerramento; e novo plano de contas aplicado ao Setor Público - PCASP.