quinta-feira, 22 de novembro de 2012, às 18:48h.

Encontro para discutir temas sobre contabilidade aplicada no setor público contou com a presença de 12 Estados

Com o intuito de discutir temas relacionados à contabilidade aplicada no setor público, a Diretoria de Contabilidade Geral (DCOG) da Secretaria da Fazenda participou da reunião ordinária do Grupo Técnico de Contabilidade do Gefin (Grupo de Gestores Financeiros dos Estados do Conselho Nacional de Política Fazendária). O encontro, realizado na quarta-feira (21) em Porto Alegre (RS), teve como pautas principais os planos de contas e procedimentos patrimoniais, sistemas de custos e apresentação das alterações que tenham impacto na Contabilidade, além de sugestões dos Estados.

Na abertura da reunião, o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul, Zulmir Breda, falou aos representantes dos 12 Estados presentes (AL, ES, MG, PB, PE, PI, PR, RS, RJ, SC, TO e SP). Santa Catarina foi representada pelo diretor de Contabilidade Geral e o coordenador do Grupo Técnico de Contabilidade – GEFIN, Adriano de Souza Pereira.

Entre os temas discutidos, o diretor destacou a apresentação sobre a experiência na apuração de custos realizada pela equipe da Secretaria de Estado da Fazenda do Rio Grande do Sul. Também ressaltou que a reunião reforçou o papel do "Grupo Técnico" no compartilhamento de experiências entre os Estados. “A apuração dos custos dos serviços públicos é um grande desafio para a contabilidade, e a experiência do Rio Grande do Sul servirá como facilitadora na sua implementação”, analisou Pereira.

Nos dias 22 e 23 de novembro serão realizadas reuniões do GEFIN, que reúnem Tesouro, Divída e Contabilidade dos Estados.