Pular para conteúdo principal

sexta-feira, 16 de maio de 2014, às 19:59h.

O Módulo, modelo distribuído aos cerca de 40 participantes, contribuirá para que o Estado venha a ter, de forma sistematizada, a gestão dos pleitos das operações de crédito, um banco de projetos e um banco de oportunidades

São frequentes as notícias de que existem recursos disponíveis na União, mas que estado e municípios não dispõe de projetos para firmarem convênios. E quando existem, não estão instruídos corretamente; incompletos. É preciso pensar a captação de recursos de forma abrangente, buscando conhecer previamente e organizar cada etapa envolvida no processo, tais como: por que captar, qual a demanda a ser atendida, qual o púbico alvo, quais os custos do projeto e de manutenção posterior.

Diante disso a Diretoria de Captação de Recursos e da Dívida Pública promoveu essa semana, na Escola Fazendária, em Florianópolis a capacitação do Módulo de Captação de Recursos (SICAP), desenvolvido dentro do Sistema Integrado de Gestão Fiscal (SIGEF). O Módulo, modelo distribuído aos cerca de 40 participantes, contribuirá para que o Estado venha a ter, de forma sistematizada, a gestão dos pleitos das operações de crédito, um banco de projetos e um banco de oportunidades. Poderá, ainda, contribuir para que o Estado venha a ter um banco de projetos para a utilização em quaisquer de suas fontes de recursos.

O SICAP é composto dos seguintes sub-módulos:

-Banco de Oportunidades;

-Banco de Projetos (Pré-Projeto, Projeto SICONV e Avaliação Prévia de Projetos);

-Pleito de Operação de Crédito;

-Gestão da Tramitação de Projeto da União.

O SICAP tem como objetivo sistematizar a captação de recursos, com a informatização das rotinas e atividades relacionadas com a identificação das oportunidades (fontes alternativas de recursos), com a estruturação e o gerenciamento das operações de crédito, primando pela organização de um banco de projetos de qualidade, com vistas a avaliar a maturidade dos mesmos e priorizar as demandas junto às possíveis fontes de financiamento.

O desenvolvimento teve a coordenação da Simone de Souza Becker, Gerente de Captação de Recursos – GECAR, da DICD, (com apoio incondicional do diretor Wanderlei Pereira das Neves), destinados a servidores público do Estado, tanto da administração Direta quanto da Indireta.

Com informações de Pedro Hermínio – Escola Fazendária