Pular para conteúdo principal

sexta-feira, 27 de setembro de 2013, às 17:24h.

O compartilhamento de informações sobre o controle interno de outros estados aprimora as práticas do controle interno catarinense

Nos dias 25 e 26 de setembro ocorreu em Belém, no Pará, o IX Encontro Nacional do Conselho Nacional de Controle Interno. O evento, com o tema “Fortalecer o Controle Interno para Combater a Corrupção”, contou com a presença de representantes dos estados-membros do CONACI,  convidados e autoridades, dentre eles o governador do Estado do Pará, Simão Jatene, que abriu oficialmente o encontro dando as boas-vindas aos participantes e ressaltando a relevância do encontro para o enfrentamento dos desafios impostos em busca do efetivo controle e transparência.

Um dos convidados principais, o ministro Gilson Dipp, vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça, abordou o tema “A Contribuição do Poder Judiciário no Combate à Improbidade Administrativa”. Na ocasião, o ministro discorreu sobre as dificuldades enfrentadas no judiciário a partir de sua experiência e trajetória profissional e reforçou particularmente a relevância da Lei 12.846, conhecida como Lei Anticorrupção, que entrará em vigor a partir de janeiro de 2014. “Trata-se de uma lei extremamente moderna, inovadora e eficaz que causará impacto imediato na sociedade ao trazer a responsabilidade objetiva das personalidades jurídicas contra atos ilícitos. A administração pública nunca teve tantas ferramentas como agora e caberá às autoridades fazer a correta aplicação da mesma”, completou.

O Auditor Interno Frederico da Luz, que representa o Estado, relata que é fundamental a presença do Estado. "O CONACI proporciona o compartilhamento e troca de informações com todos os demais Entes da federação, o que colabora e muito no aprimoramento do controle interno estadual".