sexta-feira, 9 de novembro de 2012, às 16:40h.
As ferramentas utilizadas resultaram na automatização de vários relatórios, além de proporcionar uma grande redução de tempo para sua elaboração
A Diretoria de Contabilidade Geral da Secretaria da Fazenda de Santa Catarina (SC) com o apoio da Fundação Escola de Governo (ENA), e o Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (CIASC), promoveu a capacitação de 42 contadores da Secretaria Fazenda nas ferramentas do Discoverer e Tabela Dinâmica . “A Contabilidade do Estado tem como grande desafio identificar as necessidades de informação dos gestores do governo do Estado e produzir informações para fomentar tomada de decisão”, destacou o diretor de Contabilidade Geral, Adriano de Souza Pereira.
As ferramentas permitem, entre outras funções, cruzar dados e elaborar informações gerenciais da despesa e receita pública. Utilizam como base os dados do Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal (Sigef) para a produção de informações gerenciais como receita, despesa, pagamentos, informações por natureza de gasto, órgão, áreas de governo, fontes de recursos, etc.
A capacitação ocorreu nos dias 8 e 9 de novembro na sede da ENA e foi ministrada pelo colaborador do CIASC, Luis Carlos Brehmer, tendo como tutores os contadores da Fazenda que atuam na GEINC/DCOG, Paulo Capre e Rafael Pinheiro.
“A DCOG, através da GEINC, dará suporte aos contadores em exercício nos órgãos para a produção de indicadores e relatórios gerenciais, que serão elaborados sob medida para cada área de governo”, reforçou Pereira.
Estas ferramentas já são utilizadas pela GEINC/DCOG na produção dos relatórios da LRF, dos Indicadores Contábeis da Gestão que podem ser consultados no Portal da Transparência ( www.transparencia.sc.gov.br ), e também na produção de informações gerenciais. “O uso dessas ferramentas resultou na automatização de vários relatórios, além de propiciar uma redução drástica de tempo para sua elaboração”, observou a Gerente de Informações Contábeis de Transparência – GEINC, Tatiana Borges.