Pular para conteúdo principal

quinta-feira, 25 de agosto de 2016, às 18:28h.

Primeiro dos dois módulos reuniu profissionais em Florianópolis entre quarta e quinta-feira

Contadores da Secretaria da Fazenda de Santa Catarina participaram, entre quarta e quinta-feira, do primeiro dos dois módulos do curso de Gestão do Conhecimento e Inovação.  A programação, realizada pela Diretoria de Contabilidade Geral (DCOG/SEF) juntamente com a Escola Fazendária (ESFAZ/SC), reuniu profissionais de todo o Estado em Florianópolis.  O instrutor foi o professor José Antônio Carlos, economista que atua na área de inovação da Secretaria de Governo do Estado de São Paulo. O segundo módulo ocorre nos dias 26 e 27 de setembro.

Com o objetivo de levantar e discutir as principais técnicas e ferramentas relacionadas à gestão e inovação, o grupo discutiu metodologias, falou em tendências para o gestor público do século XXI e  ainda analisou a necessidade de implantar novos processos e compartilhar conhecimento. “Conhecimento não é mais estoque, é fluxo e não adianta guardar na gaveta”, disse o professor.  O economista destacou ainda que gerir conhecimento é mais difícil do que gerir dados ou informações e lembrou que a inovação surge dentro do corpo gerencial de uma instituição. “A Secretaria da Fazenda daqui a dez anos terá a cara de vocês, afinal são vocês que vão transformar ideias em projetos e projetos em realidade".

Em atividades práticas, os contadores falaram sobre a necessidade cada vez maior de compartilhar conhecimento e inovar, o que tem impacto direto na vida dos cidadãos. "O objetivo de capacitações é garantir que o conhecimento seja compartilhado na prática e possa ainda ser perpetuado no governo", disse o contador Vagner Alonso Pacheco, assessor da Diretoria de Contabilidade da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina.

* Com informações do SINCOFAZ

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Fazenda