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quarta-feira, 23 de outubro de 2013, às 13:25h.

Objetivo é implementar a contabilidade gerencial e preparar especialistas para apoiar os gestores em suas decisões estratégicas

Contadores da Fazenda Estadual que atendem diariamente os órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual irão atuar de forma segmentada, por áreas temáticas, divididas em Custos, Informações Gerenciais e Patrimônio. O objetivo é preparar especialistas para produzir informações gerenciais que subsidiem as decisões de Governo. A nova estruturação está prevista pela  Instrução Normativa SEF nº 002/2013.

"O gestor depende de informações qualificadas para tomar decisões. Com a atuação dos contadores em áreas temáticas será possível detectar com mais certeza onde precisamos focar e quais ações devemos tomar para aperfeiçoar a gestão", afirma o secretário Antonio Gavazzoni.

De acordo com o Diretor de Contabilidade Geral da SEF, Adriano Pereira, a atuação dos Contadores da SEF em áreas temáticas cria condições para o Estado avançar na implementação da contabilidade gerencial. "Devemos transformar os dados em informação, disponibilizá-la em linguagem clara e de forma rápida, visando gerar conhecimento aos agentes públicos e por consequência, fomentar a excelência na tomada de decisão”.

Os trabalhos das áreas temáticas Patrimônio e Custos serão coordenados pela Gerência de Estudos e Normatização Contábil (GENOC/DCOG) e da temática Informações Gerenciais pela Gerência de Informações Contábeis e Transparência (GEINC/DCOG). Cada contador da Fazenda Estadual em exercício nos órgãos do Executivo Estadual atuará em uma das áreas temáticas e desenvolverá seus trabalhos de forma a interagir com os demais colegas de sua temática.

Saiba mais sobre as áreas temáticas:

Patrimônio: coordenar os trabalhos relacionados ao reconhecimento, mensuração e evidenciação de bens móveis, imóveis, de infraestrutura, intangíveis e estoque, interagindo com a Secretaria de Estado da Administração – SEA e com o Departamento Estadual de Infraestrutura - DEINFRA.

Custos: estudos para a apuração de custos dos serviços públicos dos órgãos e entidades do Poder Executivo estadual (custo por aluno, por preso, por atendimento hospitalar, etc.) e disponibilização das informações aos gestores públicos para subsidiar a tomada de decisão e à sociedade para fins de controle social.

Informações Gerenciais : elaborar relatórios gerenciais e indicadores de gestão conforme a demanda de cada gestor, visando subsidiá-lo na tomada de decisão e aperfeiçoar o Portal de Transparência do Poder Executivo Estadual, mantido pela DCOG/SEF, com vistas a promoção do controle social.

Assessoria de Comunicação SEF

Aline Cabral Vaz / Cléia Schmitz