Pular para conteúdo principal

quarta-feira, 28 de maio de 2014, às 13:19h.

Participantes debatem implantação de um Sistema de Informações Gerenciais de Custos

A proposta de elaboração de um modelo para a implantação de um Sistema de Informações Gerenciais de Custos para as unidades da federação é tema do 2º encontro do Núcleo de Estudos de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, vinculado ao Fórum Fiscal dos Estados Brasileiros (FFEB). O evento acontece entre os dias 28 e 30 de maio na sede da Escola de Administração Fazendária (ESAF), em Brasília.

O contador Roberto Fialho, integrante do Grupo de Trabalho de Apuração de Custos (GTCustos), representa a Diretoria de Contabilidade Geral da Secretaria de Estado da Fazenda. O debate está sendo coordenado pelo analista de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Heriberto Henrique Vilela do Nascimento (foto).

“A obrigatoriedade da implantação de um sistema de informações gerenciais de custos para os programas e ações governamentais vem ao encontro da evolução que está ocorrendo na administração pública”, afirma Fialho. Para ele, esses avanços exigem dos gestores públicos um melhor planejamento dos serviços a serem prestados e a melhor tomada de decisão para uma alocação mais eficiente do gasto público.

O objetivo de um sistema de custos é proporcionar mudanças de rotas, quando necessário for, e demonstrar aos cidadãos, de forma clara e simples, por meio de indicadores de custos, o desempenho das ações governamentais em face dos serviços prestados. A partir dessas informações, o cidadão pode cobrar responsabilidades dos gestores, sendo, assim, um valioso instrumento de accountability.

Assessoria de Comunicação SEF

Aline Cabral Vaz/Cléia Schmitz /Sarah Goulart

avaz@sef.sc.gov.br / cschmitz@sef.sc.gov.br /sgoulart@sef.sc.gov.br

(48) 3665-2575 / 2572 / 2504