quinta-feira, 21 de março de 2013, às 13:26h.
Encontro aconteceu em Brasília e teve a participação de contadores de 11 estados
A convergência contábil às normas internacionais do Setor Público foi um dos temas em destaque na 11ª reunião ordinária do GT Contabilidade do GEFIN/CONFAZ (Grupo dos Gestores Financeiros Estaduais do Conselho Nacional de Política Fazendária), realizada neste dia 20 de março, em Brasília. O GT é coordenado pelo diretor de Contabilidade Geral da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina (DCOG/SEF), Adriano de Souza Pereira. Participaram da reunião, contadores de 11 estados (AL, DF, ES, MG, PA, PB, PE, PI, SC, SP e TO).
De acordo com Pereira, os estados estão avançando na adequação ao padrão internacional (IPSAS), que facilitará a implementação da contabilidade gerencial, com foco na produção de informações aos gestores e à sociedade. Santa Catarina, ao lado do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Bahia, figura entre os primeiros estados a implantar já em 2013 o novo Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP). A iniciativa atende de forma antecipada a portaria nº 828/11 da Secretaria do Tesouro Nacional, que determina a adoção do PCASP até 2014.
A reunião também contou com a participação da Coordenadora da Câmara de Contabilidade Pública da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (ABRASF), Lucy Freitas, que apresentou os trabalhos realizados pelo grupo. Para a presidente do GEFIN, Célia Carvalho, a aproximação com a ABRASF facilita o intercâmbio de experiências entre os grupos técnicos de contadores dos Estados e Capitais.
Assessoria de Comunicação SEF
Aline Cabral Vaz/Cléia Schmitz