Pular para conteúdo principal

terça-feira, 28 de junho de 2022, às 15:14h.

A Secretaria do Tesouro Nacional divulgou, na segunda-feira (27), o Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, com base nos dados de 2021. Nessa avaliação, Santa Catarina alcançou a Nota A e está na segunda colocação em comparação aos demais estados. Na última avaliação, realizada com base nos dados de 2020, o Estado estava em 10º lugar.

O Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal foi criado pela STN para avaliar a qualidade das informações contábeis e fiscais que os entes subnacionais enviam ao Tesouro Nacional, por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi). O envio dessas informações é obrigatório e, além de permitirem a consolidação nacional das contas públicas, possibilitam um melhor monitoramento da situação dos indicadores fiscais dos entes subnacionais pelo Governo Federal.

Esse excelente resultado foi alcançado graças ao trabalho realizado pela Diretoria de Contabilidade e de Informações Fiscais (DCIF) da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF) na evolução constante da contabilidade estadual. Entre as iniciativas adotadas pela DCIF, destacam-se o monitoramento dos saldos dos balancetes e as orientações aos responsáveis pelos serviços contábeis para garantir a conformidade contábil, as melhorias implementadas no Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal (SIGEF), o aprimoramento das informações enviadas na Matriz de Saldos Contábeis (MSC) e na Declaração de Contas Anuais (DCA) à STN, e a realização do Programa de Conformidade Contábil lançado em 2021, que buscou qualificar as informações contábeis das unidades gestoras que integram a administração pública estadual.