terça-feira, 23 de abril de 2024, às 15:55h.
Vice-governadora Marilisa Boehm e secretário Cleverson Siewert (Fazenda) destacaram a importância da transparência e da qualificação dos gastos na administração do governador Jorginho Mello
Foto: Richard Casas/GVG
O compromisso do Governo do Estado com as boas práticas relacionadas à qualificação dos gastos públicos, à governança, à inovação e demais atividades que envolvem a gestão fiscal esteve em destaque no 2º Encontro dos Auditores Estaduais de Finanças Públicas de Santa Catarina.
Realizada pelo Sindaf SC nesta terça-feira, 23, em Florianópolis, a 2ª edição do evento teve a participação da vice-governadora Marilisa Boehm e contou com uma palestra do secretário Cleverson Siewert (Fazenda) no painel de abertura. O objetivo do encontro foi promover a capacitação e o desenvolvimento profissional dos servidores, além de estimular a reflexão sobre a eficiência na organização das contas públicas.
Em uma mensagem de reconhecimento ao papel estratégico dos auditores estaduais de finanças na gestão do governador Jorginho Mello, a vice-governadora destacou que o comprometimento em entregar um trabalho honesto e transparente é uma das diretrizes desta administração.
"Santa Catarina tem se destacado pela boa gestão fiscal, econômica e financeira, assim como nos debates sobre eficiência e inovação. Vocês são profissionais com conhecimentos amplos e grande atuação na administração do Estado, com atribuições relacionadas ao orçamento, à contabilidade e às finanças, que são fundamentais para o governo", manifestou Marilisa.
Ao abrir a programação do encontro, o secretário Cleverson Siewert detalhou indicadores sociais, econômicos e fatores de competitividade que fazem de Santa Catarina um Estado protagonista. Lembrou que as pessoas, o uso da tecnologia/inovação e a relação institucional são pilares no modelo de gestão do governo, uma combinação estruturada para planejar o futuro do Estado nas próximas duas décadas.
A excelência do trabalho realizado pelos auditores estaduais de finanças públicas, destacou Siewert, é indispensável para a implementação e o sucesso das políticas públicas. Mais do que buscar soluções imediatas, o secretário lembrou que o Governo do Estado tem o desafio permanente de promover projetos estruturantes para garantir o desenvolvimento econômico e social a longo prazo. "O que você tem a ver com as finanças públicas? É muito mais do que simplesmente cuidar das demandas do nosso dia a dia. Precisamos pensar adiante, olhar para frente", reforçou.
Em uma reflexão sobre a qualificação do gasto público, o secretário também apontou que o sucesso das políticas governamentais não deve ser medido, necessariamente, pela quantidade de recursos investidos. Observou que a China e os Estados Unidos, por exemplo, investem proporcionalmente menos dos seus Produtos Internos Brutos (PIBs) com Educação em relação ao Brasil. "Ninguém pode nos dizer que a China e os EUA têm uma educação pior do que a brasileira. Portanto, não é só quantidade, mas a qualidade do gasto. Precisamos de atenção ao gasto e metas estabelecidas para otimizar esse processo", analisou.
Foto: Roelton Maciel, SEF/SC
Panorama das contas e trabalho com propósito
O Panorama das Contas do Estado, um estudo que detalhou dados das receitas e despesas estaduais nos últimos dez anos, também foi apresentado aos auditores estaduais de finanças públicas, além de servidores das demais carreiras estaduais e autoridades presentes no evento. Siewert demonstrou qual era a realidade do caixa no início da atual gestão e quais providências foram encaminhadas para reequilibrar as finanças — ao cortar despesas consideradas não essenciais, o governo economizou cerca de R$ 1 bilhão aos cofres públicos catarinenses.
Em um recado final ao público presente, o secretário compartilhou exemplos da importância do trabalho realizado com propósito, espírito de equipe e sobre como é possível transformar desafios em oportunidades dentro e fora do governo. "Precisamos ter esperança de fazer mais e melhor. Já fizemos tanto até aqui. O Estado de Santa Catarina é um exemplo. O Sindaf e todos vocês, auditores estaduais de finanças públicas, são exemplos. Podemos e precisamos construir algo absolutamente diferente, baseado na esperança de sermos ainda melhores", anunciou.
Também participaram do encontro o secretário adjunto da Fazenda, Augusto Piazza, os diretores Clovis Squio (Tesouro), Graziela Luiza Meincheim (Contabilidade e Informações Fiscais) e o consultor executivo da Fazenda, Julio Cesar Marcellino Jr. O presidente do Sindaf SC, auditor de finanças Sandro Medeiros Alves, foi o anfitrião do evento.
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Fazenda
Rosane Felthaus (48) 3665-2504
Roelton Maciel (48) 3665-2509
ascom@sef.sc.gov.br