quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014, às 13:56h.

O governador Raimundo Colombo, acompanhado do secretário de Estado da Casa Civil, Nelson Serpa, liberou nesta quarta-feira, 19, cerca de R$ 10,3 milhões em recursos do Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam) e do Fundo Social para municípios do Oeste do Estado. O montante vai beneficiar Arvoredo, Xavantina, Ipumirim, Arabutã, Seara, Lindóia do Sul e Itá.

"Tenho esse compromisso de visitar todos os municípios, e é uma alegria estar aqui e ajudar com recursos do Fundam. Já fui prefeito três vezes e sei como é difícil ter a receita reduzida. Esse programa vai beneficiar as 295 cidades catarinenses em parceria com as prefeituras”, disse o governador.

Colombo destacou que a região é de grande produção e trabalho, por isso, vem para reconhecer e valorizar o que é feito. “A nossa produção agrícola é fantástica, referência em qualquer lugar do mundo, graças ao nosso povo que realiza com muito talento. Somos o maior produtor de maçã e suínos e o segundo maior em produção de frango, sem esquecer do arroz, leite e cebola”, disse.

O primeiro município visitado foi Arvoredo , que recebeu R$ 150 mil para a construção de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) e mais R$ 250 mil para início das obras na edificação da futura unidade escolar do município. O Estado já havia doado parte do imóvel em uma área de 4 mil m², local que possibilita a construção da escola municipal. O objetivo é de concentrar o ensino no centro da cidade, aproveitando a estrutura já existente da unidade de ensino estadual. “É um apoio importante para a ampliação dessa escola, que será compartilhada com o Estado. Já o apoio financeiro para a implantação da ETA vai ajudar muito a nossa cidade, que, hoje, não é contemplada com os serviços de abastecimento de água da Casan. O fornecimento é realizado por uma associação de moradores, que enfrenta dificuldades de atendimento e cumprimento das normas exigidas pelos órgãos reguladores dos serviços de saneamento do Estado”, contou a prefeita de Arvoredo, Janete Paravizi Bianchin.

Para Xavantina , Colombo liberou R$ 1 milhão do Fundam, que será usado na aquisição de máquinas agrícolas. Além dos pleitos apresentados pelo prefeito Mauro Junes, que já receberam sinalização positiva, são um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), uma van para transporte de pacientes da saúde, três pontes pré-moldadas e R$ 150 mil para a estruturação da banda municipal. “Foi bem positiva a agenda do governador em nosso município, rápida, mas já rendeu bons frutos para a população”, afirma o prefeito.

Além da liberação de R$ 1,5 milhão de recursos do Fundam para Ipumirim , que serão para aquisição de um trator e pavimentação de ruas, o governador se comprometeu com R$ 600 mil para a conclusão do ginásio municipal. A obra já recebeu investimentos do Estado de R$ 250 mil por meio da SDR Seara. “Nosso município tem potencial de exportação muito grande e, por isso, precisamos estruturar nossas vias urbanas para melhorar o escoamento da produção”, contou o prefeito Valdir Zanella.

O quarto município visitado foi Arabutã , que recebeu R$ 1,4 milhão, também do Fundam, para compra de máquinas agrícolas e pavimentação de estradas urbanas. O prefeito Jackson Patzlaff solicitou recursos para a construção da primeira etapa do Centro de Eventos do município, com valor total estimado em R$ 1,6 milhão. Para essa obra, serão aplicados R$ 1,1 milhão da administração municipal e R$ 600 mil do Estado. “Hoje é um dia muito importante, quando recebemos recursos como esses para ajudar nossa população de 4,2 mil habitantes, sendo que 67% moram no meio rural. Nossa receita de R$ 220 milhões é proveniente dessa porcentagem de agricultores e, por isso, a importância de dar condições a eles, objetivando o aumento da produção”, destacou o prefeito.

Em Seara , ocorreu a assinatura de convênios com o Fundam para os municípios de Lindóia do Sul, no valor de R$ 1 milhão, Itá, no valor de R$ 1,3 milhão, e Seara, com R$ 2,1 milhões. O montante será usado para aquisição de máquinas e obras de infraestrutura nos três municípios. “É a primeira edição e queremos repetir em todos os anos. Se fizermos bem feito, só precisaremos aperfeiçoar. Apostamos muito nesse programa realizado com as prefeituras, e isso representa investimento em todos esses municípios, em áreas estratégicas, para melhorar a vida das pessoas”, disse o secretário Nelson Serpa.

Para a prefeita de Seara, Laci Grigolo, a aplicação dos valores do fundo vão atingir 100% da população do município, que é essencialmente agrícola. “Vai ajudar muito nas estradas, evitando acidentes e no transporte da nossa produção. Sofremos muito com o número de acidentes que ocorrem na SC-283 (Rua Três de Abril), e, logo, teremos o contorno viário”, concluiu. Já o prefeito de Lindóia do Sul, Pedro Ari Parisotto, ressaltou que mais de 100 famílias serão beneficiadas com uma grande melhora na qualidade de vida. A prefeita de Itá, Leide Mara Bender, diz que os recursos serão usados na revitalização de ruas da cidade, importante para a cidade que recebe muitos turistas em todas as épocas do ano. “Estamos preparando a festa de Carnaval com a expectativa de receber 35 mil pessoas. É um momento de geração de renda para nossa cidade”.

A secretária de Desenvolvimento Regional de Seara, Gládis dos Santos, apontou que a iniciativa do governador, de fazer reuniões de trabalho com os prefeitos, aproxima ainda mais as esferas municipais e estaduais. “Esta é uma oportunidade para que os prefeitos possam apresentar as prioridades de cada município. De maneira que a ação do governo possa ser mais precisa e eficiente. A população do Oeste é que sai ganhando”, afirmou.

Com informações de Rafael Vieira de Araújo (SECOM)