terça-feira, 6 de agosto de 2013, às 18:26h.

Os dados foram divulgados nesta terça-feira, dia 6, em reunião da diretoria do banco com o governador Raimundo Colombo

Santa Catarina teve participação de destaque no balanço do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) para o primeiro semestre deste ano. Foram aprovados R$ 723 milhões em operações de crédito no Estado nos primeiros seis meses de 2013, número que representa um aumento de 180% em relação ao mesmo período do ano passado e o maior incremento entre os três estados do Sul. Os dados foram divulgados nesta terça-feira, dia 6, em Florianópolis, em reunião da diretoria do banco com o governador Raimundo Colombo. O secretário da Fazenda, Antonio Gavazzoni, também participou do encontro.

“Conseguimos bater todos os recordes. O montante investido no Estado beneficia diversos setores e isso se transforma em emprego. São resultados que deixam todos os catarinenses orgulhosos”, destacou o governador Raimundo Colombo. Santa Catarina respondeu por 40,4% do movimentado pela instituição nos três estados do Sul (o Paraná ficou com 41,8%, e o Rio Grande do Sul, com 17,8%).

Entre as ações que se destacaram no semestre, está o contrato com a BMW, no valor de R$ 240 milhões, o maior da história do BRDE. E ainda as reestruturações de dívidas com os produtores de maçã, que totalizaram contratos no valor de R$ 41 milhões no Estado. “O banco cumpriu muito bem sua função de desenvolver setores, tendo uma participação essencial na conquista que foi trazer a BMW para SC, e também em proteger aqueles segmentos que enfrentam desafios econômicos, como ocorreu com os produtores de maçã”, avaliou Colombo.

O governador lembrou, ainda, que o BRDE será o operador do Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam), que vai disponibilizar R$ 500 milhões em investimentos nas 295 cidades catarinenses. A intenção do Governo do Estado é que as prefeituras recebam, no mínimo, R$ 700 mil e que municípios com mais de 50 mil habitantes possam pleitear cerca de R$ 3 milhões.

O balanço do BRDE

O total de contratações do BRDE nos três estados do Sul alcançou R$ 1,78 bilhão no primeiro semestre deste ano. A agência de Santa Catarina efetivou R$ 723 milhões em contratações, um volume 180% maior do que no primeiro semestre de 2012. Com as contrapartidas previstas pelos empresários, o valor a ser investido no Estado chega a R$ 1,38 bilhão. Medidas pela repercussão social, estas operações asseguram a geração ou manutenção de 21.340 empregos diretos e indiretos no Estado e projetam a geração de R$ 180,8 milhões em ICMS em SC.

No primeiro semestre, foram firmados 1.411 contratos de financiamentos a longo prazo e juro baixo pelo BRDE em SC. Do total de operações no Estado, 87% foram destinadas para micro e pequenos empreendedores. Na divisão do valor por setores, a indústria catarinense respondeu por 67% (R$ 478 milhões contratados), a agropecuária por 17% (R$ 122 milhões), o setor de infraestrutura por 10% (R$ 75 milhões) e o de comércio e serviços por 6% (R$ 45 milhões). Foram atendidos clientes de 260 dos 295 municípios catarinenses, o que representa uma cobertura de 88% do Estado.

“Batemos o recorde em investimentos em todos os setores produtivos. Estamos celebrando essa parceria em que, desde o início, o governador Raimundo Colombo e o vice Eduardo Pinho Moreira acreditaram no BRDE, que tem o papel de promover o desenvolvimento sustentável de todos os setores da economia, oferecendo crédito a longo prazo. Hoje, compartilhamos esse resultado com o nosso maior sócio, o Governo do Estado”, destacou o diretor de planejamento do BRDE, Renato de Mello Vianna. Entre as autoridades presentes na reunião desta terça, também estavam o diretor de operações do BRDE, Neuto Fausto de Conto; o presidente da Fiesc, Glauco José Corte; e o presidente da FCDL-SC, Sérgio Medeiros.

Também nesse primeiro semestre, os estados controladores capitalizaram o BRDE em R$ 400 milhões, sendo que R$ 200 milhões foram integralizados pelo Estado de Santa Catarina em maio de 2013. Com três agências e 556 funcionários nos três estados do Sul, o BRDE tem 29.265 clientes com operações em vigor, patrimônio líquido de R$ 1,6 bilhão e, com R$ 8,7 bilhões em operações de crédito, obteve lucro líquido de R$ 45,9 milhões no primeiro semestre de 2013.

>>> Rádio Secom: confira o que Raimundo Colombo e o presidente do BRDE falam sobre os valores

Os números

Contratações do BRDE no primeiro semestre de cada ano

2012 – R$ 1,195 bilhão