Pular para conteúdo principal

quinta-feira, 9 de junho de 2016, às 19:56h.

Evento aconteceu nesta quarta-feira, 8, em Brasília

Enxergar a crise como oportunidade de mudança e enfretamento dos problemas estruturais. É com esse objetivo que XI Congresso Consad de Gestão Público iniciou, na última quarta-feira, 8, em Brasília. Da Diretoria de Auditoria Geral (Diag), participam os auditores internos do Poder Executivo Ademar Senabio Filho, Clarice Taffarel, Christian Corte Real Maria Beatriz do Nascimento, Sérgio Augusto Michalczuk e Tatiana Bozza.
Durante a abertura, a presidente do Conselho Nacional de Secretários de Administração (Consad) e secretária de Estado da Administração do Pará, Alice Viana, ressaltou que a crise econômica e política do Brasil trouxe sérias consequências para a administração pública. No entanto, explicou, o cenário tornou-se uma grande oportunidade para reforçar o processo de inovação e aprimoramento da administração pública.
“O congresso tem início em um momento diferente de todos os outros. As perspectivas, que antes iluminavam os congressistas, cederam espaço para um momento sombrio e desafiador. Em meio à angústia da sociedade, com o setor produtivo fechando as portas, a gestão pública precisa se reinventar para, de fato, tornar-se eficiente, eficaz, ética e verdadeiramente democrática”, ressaltou Alice Viana.
Para a auditora interna da Fazenda de Santa Catarina, Tatiana Bozza, além de contemplar painéis específicos sobre auditoria governamental, o Consad trata de várias áreas da Gestão Pública que são importantes para a atuação dos profissionais da área. “É muito importante para nós, que trabalhamos direto com os gestores estaduais, conhecer as novas práticas que estão em andamento nos demais estados e municípios do país”, explicou a servidora, ao completar que a troca de experiências é também uma excelente oportunidade para expandir os horizontes.
O evento segue até sexta-feira (10), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, com a participação de autoridades, gestores e servidores públicos, especialistas e técnicos. Para acompanhar os detalhes da programação acesse: http://consad.org.br/ .
Veja a opinião dos representantes catarinenses
“É importante participar do Consad, pois as apresentações de trabalhos e experiências de ponta sobre a gestão pública podem ajudar a melhorar ainda mais a qualidade dos trabalhos que desenvolvemos na DIAG”, Maria Beatriz Nascimento da Gerência de Informações Estratégicas e Apoio à Gestão (Gedin).
“A participação no Consad é uma grande oportunidade para nós, auditores internos, principalmente pela troca de experiências com os servidores de outros estados, o que ganha uma importância ainda maior nesse momento de crise econômica. Sabemos dos enormes desafios dos estados e municípios para cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal e é nesse momento que mais precisamos da qualidade de gestão”, Sérgio Augusto Michalczuk da Gerência de Auditoria de Pessoal (GAPES).
“A adoção da prevalência de critérios técnicos na seleção de cargos comissionados, com existência de normativas sobre o tema, já é uma realidade em Pernambuco e no município do Rio de Janeiro. Neste último, por exemplo, fora o aspecto técnico exigido para todos os candidatos à gestores públicos, apenas 10% das vagas são abertas àqueles não ocupantes de cargos efetivos, os chamados ‘cargos comissionados dos puros’”, Clarice Taffarel da Gerência de Auditoria de Pessoal (GAPES), sobre o painel “Dimensionamento da força de trabalho, alocação de pessoal e ocupação de cargos.
“Participar de eventos como o Consad é importante para conhecermos as novidades que estão aparecendo na área da Gestão Pública. Dominar esse assunto é fundamental para o desenvolvimento de trabalhos de auditoria interna, seja para melhorar as auditorias operacionais ou simplesmente melhorarmos nossas recomendações em auditorias de conformidades”, Christian Corte Real da Gerência de Auditoria de Pessoal (GAPES).
“Cada vez mais temos observado que o Governo Federal e os estados estão utilizando intensivamente as ferramentas de Tecnologia da Informação para aprimorar o trabalho de auditoria na folha de pagamento dos servidores públicos. Principalmente, no atual cenário econômico do País onde as despesas com pessoal estão no limite e é necessário encontrar soluções práticas. Os três painéis do Consad, que trataram sobre esse assunto, trouxeram experiências diferentes do uso de ferramentas de TI para ajudar a auxiliar os trabalhos da auditoria da folha de pagamento”, Ademar Senabio Filho da Gerência de Auditoria de Pessoal (GAPES).
Com informações do Sindiauditoria