Pular para conteúdo principal

quarta-feira, 25 de setembro de 2013, às 13:34h.

Profissionais representam o Estado na 34ª edição do evento, em Fortaleza

Desde domingo (22), Auditores Internos do Poder Executivo de Santa Catarina estão reunidos com profissionais de todo país no Congresso Brasileiro de Auditoria Interna (Conbrai), em Fortaleza (CE). Entre os mais de 600 participantes, está o vice-presidente do Sindiauditoria, Clóvis Machado, e os servidores Clarice Ehara, Rafael Palmares e Leandro Morais.
O presidente do Instituto dos Auditores Internos Global, Paul Sobel, abriu a programação do Conbrai com a palestra “O futuro da auditoria interna: imagine as possibilidades”. Ele apresentou os avanços recentes da categoria e apontou as novas possibilidades que se abrem no cenário internacional. Sobel convidou os congressistas a imaginarem o futuro da auditoria e as possibilidades de crescimento que a carreira conquistará em poucos anos.
A Auditoria Geral do Rio de Janeiro apresentou a PEC 45/2009, que tramita no Congresso Nacional e trata sobre a criação da controladoria geral nas demais unidades da federação.
Na parte da tarde, o Congresso oferece quatro linhas de debate: práticas de auditoria; governança, compliance e gestão de riscos; tecnologia e segurança de informação; e auditoria governamental.
No segundo dia, o auditor executivo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) Jorge da Silva trouxe o tema “Como tomar a auditoria interna relevante para o gestor público, governantes e também contribuintes, comunidades e cidadãos”. Em seguida, o secretário executivo da CGU, Carlos Higino Ribeiro de Alencar, apontou no seu painel os “Conflitos de interesse”.
Considerado o principal evento do segmento, o Conbrai, que encerra nesta quarta-feira (25), está na sua 34ª edição.
Com informações de Jaércio Bento, assessor de comunicação do Sindiauditoria