sexta-feira, 20 de julho de 2012, às 18:07h.

Curso ministrado pelo auditor fiscal Carlos Alberto Quaresma tratou das questões práticas para aplicação da EFD nos trabalhos fiscais

Foi realizado na quinta-feira (19), na 5ª Gerência Regional da Fazenda Estadual (Gerfe), em Joinville, um treinamento sobre Escrituração Fiscal Digital (EFD), um arquivo digital que substitui os livros fiscais convencionais. O curso teve participação de 49 auditores fiscais da 5ª GERFE e foi ministrado pelo servidor fazendário Carlos Alberto Quaresma, que tratou de questões práticas para aplicação nos trabalhos fiscais.

A EFD é parte do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), implantado em 2007 com o objetivo de modernizar o envio das informações transmitidas pelos contribuintes às administrações tributárias e aos órgãos fiscalizadores. A assinatura de documentos eletrônicos é feita através de certificação digital, o que permite a validação jurídica e dispensa os documentos impressos.

Atualmente, todas as empresas, exceto as optantes pelo Simples Nacional, estão obrigadas à escrituração digital. A EFD é um arquivo digital, com um conjunto de informações referentes às operações, prestações de serviços e apuração de impostos do contribuinte. Substitui todos os Livros Fiscais, como os de Entrada e Saída, Inventário, Apuração do IPI e do ICMS.

Mais informações para a imprensa:
Maiara Gonçalves
maiara@sef.sc.gov.br