Pular para conteúdo principal

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016, às 18:11h.

Projeto faz parte de melhoria do controle governamental no Brasil

A convite do Banco Mundial, o auditor interno da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina Rodrigo Stigger Dutra embarca neste sábado, 27, para duas semanas de trabalho na Europa. No roteiro, a Croácia e a Bulgária que possuem cases de evolução da atuação do sistema de controle interno, com destacada participação da auditoria interna.

“Teremos uma semana de trabalho em cada um dos dois paises visando conhecer o trabalho realizado no sentido de fortalecer o sistema de controle interno e a atuação da auditoria interna naquelas nações, que trabalha tendo como parâmetro os padrões de excelência internacionalmente reconhecidos, como IIA Global e Public Internal Control (PIC) - este utilizado pela União Europeia”, explica Dutra.

A viagem faz parte de um projeto de melhoria do controle governamental no Brasil, realizado em parceria do Banco Mundial, principalmente para capacitação e padronização dos trabalhos de auditoria interna. “A expectativa é conhecer como foi realizado o trabalho e entender o que seria possível replicar em nosso país”, reforça o auditor. O Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), o Tribunal de Contas da União (TCU), Controladoria Geral da União (CGU), a Associação dos Membros de Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), e os ministérios da Fazenda e do Planejamento também fazem parte da iniciativa.

*Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina