sexta-feira, 21 de setembro de 2012, às 18:17h.
Secretaria da Fazenda tem um corpo técnico qualificado com aproximadamente 500 Auditores Fiscais da Receita Estadual, responsáveis pela fiscalização e arrecadação de tributos
Reconhecida como atividade essencial na Constituição Federal, a carreira de fiscal fazendário tem, desde 2009, o dia 21 de setembro como data comemorativa. A Secretaria da Fazenda de Santa Catarina dispõe de um corpo técnico de aproximadamente 500 Auditores Fiscais da Receita Estadual, cujo trabalho reflete diretamente na arrecadação tributária do Governo do Estado e na manutenção das políticas públicas de desenvolvimento de Santa Catarina.
De acordo com o diretor de Administração Tributária da Secretaria da Fazenda, auditor fiscal Carlos Roberto Molim, a carreira evoluiu significativamente nos últimos anos, especialmente em função da utilização da tecnologia da informação no processo de fiscalização e arrecadação de tributos. “A automatização mudou o dia a dia dos fiscais, tornou a atividade mais dinâmica, o que possibilita uma maior eficiência no controle da arrecadação”, avalia Molim.
Hoje, a atividade de fiscalização no Estado está amparada no tripé: GES (Grupos Especialistas Setoriais), GRAF (Grupo Regional de Ação Fiscal) e a coordenação da CAD (Cobrança Administrativa de Débitos). Para o secretário-adjunto da Fazenda, Almir José Gorges, auditor fiscal há 34 anos, o destaque dos auditores fiscais do Estado está na evolução da competência na gestão tributária, com a adoção de uma visão mais sistêmica.
“A atividade de fiscalização focou no aperfeiçoamento das oportunidades de arrecadação, mas também reforçou a necessidade de garantir a competitividade das empresas instaladas no Estado. Isso resulta em melhor equilíbrio das contas públicas e também na concorrência leal entre os contribuintes”, destaca Almir Gorges.
Curiosidade – O Dia do Auditor Fiscal, instituído pela lei 14.662/2009, é comemorado em 21 de setembro porque também é dia de São Mateus, o santo “cobrador de impostos”.