segunda-feira, 23 de setembro de 2013, às 14:17h.

por Michele Roncalio, contadora da SEF

Artigo originalmente publicado na edição do dia 21 de setembro do jornal Diário Catarinense

"No último pleito, ao escolhermos prefeitos e vereadores para administrar nossas cidades, ouvimos muito as palavras transparência e eficiência. Passaram-se mais de 250 dias de mandato dos atuais gestores municipais e em Santa Catarina vemos diversos municípios sem portais de transparência ou com portais inativos ou desatualizados, em muitos casos devido à troca da equipe.

Sem falar da falta de destaque destes portais nos sítios eletrônicos das prefeituras e câmaras, de dados incompletos e desencontrados e atalhos que não funcionam. Portanto uma dica aos gestores públicos é ressaltar que a transparência somente se concretizará se visualizarmos a contabilidade e o controle interno como funções de Estado, garantindo a continuidade dos serviços.

Ao registrar, acompanhar e gerar informações completas e fiéis dos recursos públicos, o contador dispõe dos ingredientes essenciais para auxiliar os gestores na utilização eficiente dos recursos. E quanto à transparência, as informações integradas e organizadas pela contabilidade são matérias-primas para que os portais de transparência cumpram sua missão: instrumentalizar o controle social. No dia 22 de setembro comemora-se o Dia do Contador, instituído pelo decreto federal 7.988/45 que regulamenta o ensino de contabilidade em nível superior no Brasil.

Em Santa Catarina temos aproximadamente 20 mil profissionais da área e, destes, 75% são contadores, o restante são técnicos. No Ano da Contabilidade no Brasil, além de cobrarmos dos gestores a transparência pública, alertamos que esta somente será possível com estruturação de equipes de contabilidade e com valorização do contador nas diversas áreas de governo, primando pela continuidade e completeza da informação a ser prestada à gestão e à população."