segunda-feira, 31 de outubro de 2011, às 23:00h.

O diretor e a gerente da contabilidade da Secretaria da Fazenda de Santa Catarina foram palestrantes num dos eventos mais importantes da área contábil no Rio de Janeiro

O diretor de Contabilidade Geral (DCOG), contador Adriano Pereira de Souza, e a gerente de Estudos e Normatização Contábil (GENOC), contadora Michele Patricia Roncalio, participaram como palestrantes da 55ª Convenção de Contabilistas do Estado do Rio de Janeiro (CONCERJ), no final de outubro, com a palestra "Demonstrações Contábeis de 2010 sob a Égide nas NBC TSP - A Experiência de Santa Catarina".

A 55ª CONCERJ é considerada um dos maiores eventos da classe contábil e, neste ano, teve como tema central "A Contabilidade Brasileira no Novo Contexto Mundial", realizada entre os dias 27 e 29 de outubro. O evento                                                                                                                   aconteceu no Centro de Convenções Sulamérica, e conseguiu reunir mais 400 contabilistas que discutiram temas relacionados à implementação das Normas Internacionais de Contabilidade para os setores público e privado no Brasil, a responsabilidade civil e profissional do contador, o ensino de ciências contábeis no Brasil, entre outros.

O diretor Adriano de Souza Pereira, da SEF/SC, relatou a atual situação do sistema de controle interno e a contabilidade do Poder Executivo do Estado de Santa Catarina. Ele abordou, principalmente, as ações da DCOG, visando promover a transparência das contas públicas, através do portal Prestando Contas, e a integração do planejamento, da execução e do controle por meio do Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal (SIGEF).

Na oportunidade, a gerente Michele Patricia Roncalio (GENOC) destacou quais as providências do Estado de Santa Catarina para apuração do valor justo de seu patrimônio, prerrogativa indispensável para a adoção das novas normas de contabilidade aplicadas ao setor público. Ela fez questão de enfatizar também a parceria entre Diretoria de Contabilidade Geral/SEF e a Diretoria de Gestão Patrimonial/SEA neste processo, bem como expôs como são evidenciadas estas e outras informações com enfoque patrimonial nas demonstrações contábeis do Estado.

A palestra foi moderada pelo Contador Geral do Estado do Rio de Janeiro, contador Francisco Iglesias que enfatizou as mudanças que vem ocorrendo na contabilidade do setor público brasileiro e, ao final, agradeceu aos colegas de Santa Catarina pela troca de experiência.