segunda-feira, 12 de novembro de 2012, às 14:58h.

Representantes da CIPA assinaram termo de posse em cerimônia durante o curso de capacitação em atendimento ao público, realizado em Florianópolis

Os 24 representantes eleitos da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Saúde Ocupacional (CIPA) da Secretaria da Fazenda de Santa Catarina tomaram posse na tarde desta segunda-feira (12). A cerimônia, que contou com a presença do secretário da Fazenda, Nelson Serpa, foi realizada durante o segundo encontro em Florianópolis do curso de capacitação “Qualidade no Atendimento: O diferencial da SEF", no Teatro Pedro Ivo, anexo ao Centro Administrativo. Esta é a primeira comissão instituída na SEF e os membros terão um mandato de dois anos.

O secretário Nelson Serpa cumprimentou os membros eleitos, destacando a relação entre a qualidade de vida e do ambiente de trabalho dos servidores com a qualidade no atendimento ao público. “A instituição da CIPA tem a ver com isso. Ela vai fazer a avaliação e acompanhamento das condições do meio onde trabalhamos”, observou.

“A CIPA é um marco no serviço público”, disse o servidor que presidiu a Comissão Eleitoral da CIPA, Alexandre Boleslau Wisintainer, após desejar um bom trabalho aos membros da comissão. A presidente da CIPA, Ana Maria Duarte, agradeceu em nome dos colegas e chamou a atenção para a necessidade de investir em prevenção e valorizar o servidor público, convidando os demais colegas fazendários a participar do trabalho da comissão.

A CIPA foi criada para atender à Lei 14.609/2009, que institui o Programa Estadual de Saúde Ocupacional do Servidor Público. A lei estabelece que todos os órgãos públicos do Estado devam implantar comissões, responsáveis por prevenir as condições de risco nos ambientes de trabalho e por todos os aspectos que afetam a saúde e segurança do servidor.

A comissão tem o objetivo de melhorar a qualidade do ambiente de trabalho da secretaria. Para isso, será elaborado um mapa, com a participação dos servidores, identificando riscos e problemas. Também será realizado um plano de trabalho que possibilitará a ação preventiva na solução de problemas de segurança e saúde no trabalho.

A implantação da CIPA na Secretaria da Fazenda iniciou em maio deste ano, sob responsabilidade da Gerência de Gestão de Pessoas da Diretoria Administrativa e Financeira. Uma comissão eleitoral foi nomeada para realizar o processo , que elegeu os oito membros da "Comissão da CIPA” e mais 16 membros designados, que representam cada um dos estabelecimentos da secretaria. Os membros designados representam as 15 Gerências Regionais da Fazenda Estadual (Gerfes) e o prédio onde estão localizados os setores da Corregedoria, Tribunal Administrativo Tributário (TAT), Conselho de Política Fazendária (CPF), no Centro de Florianópolis. Os demais prédios da Fazenda já estão representados pela comissão da CIPA.

SAIBA MAIS / Membros da CIPA - SEF:

Membros CIPA

Lotação