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terça-feira, 20 de setembro de 2016, às 14:45h.

Objetivo é coletar subsídios para tornar o canal mais acessível para a população

O Governo do Estado está fazendo uma pesquisa para o cidadão avaliar e contribuir para a melhoria do Portal da Transparência do Poder Executivo de Santa Catarina. O site, mantido pela Diretoria de Contabilidade da Secretaria da Fazenda, está sendo reformulado com a proposta de tornar as informações disponíveis mais claras e objetivas para o cidadão que não tem conhecimento dos termos técnicos de orçamento e contabilidade pública.

“Nós precisamos fazer mais do que cumprir a lei. Um governo transparente não se resume à disponibilização dos dados de receitas e despesas públicas num site. As pessoas precisam encontrar as informações e, principalmente, compreendê-las. Só assim alcançaremos o chamado controle social, principal premissa da transparência pública”, afirma o secretário da Fazenda Antonio Gavazzoni.

O link para a pesquisa está disponível em www.sef.sc.gov.br/pesquisatransparencia . O questionário pode ser respondido tanto por quem já acessou o Portal (www.sef.sc.gov.br/transparência) quanto por cidadãos que nunca entraram no canal. O participante poderá responder o que gostaria de encontrar no canal, citar as principais dificuldades que encontra quando acessa e sugerir ideias para melhorar a ferramenta.

Para a diretora de Contabilidade, Graziela Meincheim, a pesquisa é uma grande oportunidade para o cidadão manifestar sobre o que espera do governo estadual em termos de transparência. “Fomos um dos primeiros Estados a cumprir as leis de transparência e de acesso à informação pública ao criarmos o Portal. Agora, queremos ser o primeiro a oferecer um canal com uma linguagem cidadã, que ajude a criar uma sociedade ciente dos atos de seu governo”.  A expectativa é lançar o novo Portal ainda neste ano.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina